segunda-feira, 6 de junho de 2011

Para comunicar-se bem

Esse post é especial para os meus amigos jornalistas, que estão, nesse momento, frente a frente com o mercado de trabalho. Com certeza, além da preocupação com o “bendito” TCC, muitos já estão mexendo o esqueleto em busca de uma vaga no mercado.  

Nós, novos profissionais, devemos estar atentos a detalhes primordiais na hora de ir a uma entrevista de emprego. O visual, por exemplo, pode ser um fator decisivo para sua contratação. Nesse post darei a vocês algumas dicas para não errar.

Aquele velho ditado vai ser carro chefe das minhas dicas: “A primeira impressão é a que fica”. Já pensaram nisso? Pois é, é preciso usar um traje adequado para se dar bem e ter uma boa aparência logo de primeira. Mas atenção: não é preciso pagar um profissional para fazer uma maquiagem e um penteado escandalosos. Você mesmo pode se arrumar para essa entrevista.

Bom, como estamos falando de jornalistas, sabemos que o look do dia a dia é bem descontraído. Cores, jeans e sapatilhas, bolsas e acessórios modernos são permitidos. Mas na entrevista de emprego é necessário um pouco mais de cuidado nessa produção. Blazer, calças sociais, sapatos finos, tudo isso nunca sai de moda quando o assunto é ENTREVISTA DE EMPREGO. O ideal é que se faça a combinação de conforto e elegância.

Procure saber primeiramente o perfil da sua empresa para poder, dessa forma, vestir-se adequadamente. Por exemplo: Se você vai trabalhar em uma produtora, não é necessário o blazer, porém, se você vai à uma emissora de TV, este traje social é indispensável.

DICAS PARA NÃO FALHAR

  1. A maquiagem deve ser básica. Corrija as imperfeições, passe a base e o pó compacto. Não esqueça do blush e da máscara para os cílios. Nada de gloss, sombras ou batons escuros.
  2. Evite cores chamativas como rosa pink, vermelho, verde limão. O ideal é que você use cores neutras como o preto, bege, cinza, marrom, entre outras.
  3. Não use penteados, como se você fosse a um casamento, tente ser a mais natural possível. Tiaras e broches também não combinam com a ocasião. Na dúvida, prenda e faça um “rabo de cavalo”.
  4. Se você é daquela que adora acessórios grandes e escandalosos, deixe para usá-los quando o emprego estiver garantido. Portanto, use brincos e anéis discretos.
  5. Unhas. Opte por cores claras. Vermelho, preto, azul, amarelo estão proibidas.
  6. Homens devem estar com os cabelos cortados e barbas feitas.


Atenção mulheres: Atentem à escolha da blusa. Veja o modelo abaixo:
 E para sair do formal, veja esses dois looks.




Mesmo sem a experiência necessária para um bom emprego logo de primeira, a aparência pode ajudar você a passar uma imagem positiva e agradável àquelas pessoas que pretendem lhe contratar.

Nesse vídeo, a consultora de RH Renata Damásio, dá mais dicas sobre a entrevista de emprego.

Boa entrevista e boa sorte!!! 




Publicado por Flávia Araújo

2 comentários:

  1. Parabéns minha amiga. Adorei essas dicas, e tenha certeza de q colocarei em prática!

    ResponderExcluir