domingo, 5 de junho de 2011

Dicas de Leitura

Nova semana, e o (Comunicando-se) retorna com novas dicas de leitura para os alunos de comunicação, e dessa vez trazendo um livro online na íntegra:
1 - Ansiedade de informação
Autor: Richard Saul Wurman
Editora: Cultura editores associados


De forma leve e descontraída Richard Saul fala sobre o excesso de informação na sociedade contemporânea. Através de páginas que imitam páginas de jornal estilo tablóide, o autor defende a tese de que a informação atualmente virou produto de primeira necessidade, páginas e mais páginas de jornais e revistas se amontoam esperando o leitor que dificilmente vai conseguir assimilar toda a informação massificada. No canto das páginas Richard também colocou pequenas curiosidades que não apresentam relação direta com o texto principal, por exemplo, você sabia que: “Uma edição do The New York Times, em um dia da semana contém mais informação do que o comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII.” Outro ponto interessante do livro são os testes que revelam o seu grau de dependência em relação à informação. Vale a pena conferir.

2 - Mídia Radical
Autor: John Downing
Editora: Senac São Paulo                
Para quem Deseja aprofundar os estudos de comunicação além dos meios tradicionais, o livro “Mídia Radical” oferece uma vasta pesquisa sobre o tema, comentando como funciona a luta dos grupos progressistas através da utilização dos meios de comunicação para gerar transformações na sociedade, desde a utilização de cartazes e panfletos, à agitação na internet e a utilização de rádios e emissoras de televisão comunitárias.
3 - Boatos
Autor: Jean-Noël Kapferer

Explicando muito bem o subtitulo do livro, “O Mais antigo mídia do Mundo” Jean-Noël faz uma grande panirama do “boato” em diferentes momentos e locais da história. Através de fatos reais, o autor, demonstra a força do boato como meio de comunicação e como fonte jornalística, afinal todo fato a ser apurado se inicia com um rumor ou um Boato.
4 -
O Poder das redes
Autor: David de Ugarte
Editora: Edipucrs
Em “O poder das redes” David de Ugarte discute a força da internet no mundo contemporâneo, através de esquemas ilustrados e comentários sobre a política mundial, Ugar demonstra a importância da internet para a democracia que passa desde ás manifestações civis em cidades ocidentais até grandes revoltas de uma população inteira no oriente médio.
Abaixo você confere o livro na íntegra em versão online, já que o autor defende a internet como espaço de participação da juventude e colaboração, nada mais justo do que ele ter o livro também disponibilizado para todos os interessados: 
                                                                               
Link:http://pt.scribd.com/doc/23701745/O-PODER-DAS-REDES-David-de-Ugarte
Postado por: Gabriel Abreu

5 comentários:

  1. Muito bom, obrigada pelas dicas! Parece que vocês adivinharam o que eu estava precisando :)

    ResponderExcluir
  2. Bom conteúdo. Obrigada por disponibilizar o livro! Ótimo trabalho. =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei das sugestões de livros. Quem tá na correria do tcc, sabe o qunato é válida uma indicação como essas.

    Sucesso à equipe,
    Boa proposta!

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica! Vocês sabem de algum curso pra area de comunicaçao, aqui em Belém?

    ResponderExcluir
  5. As vezes a gente quer comprar livros na nossa area e nao sabe aqueles que sao relevantes. Bacana ter essas dicas no blog de voces. Good job!

    ResponderExcluir