segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dicas de Leitura

O jornalismo digital chegou para ficar! E se você é interessado nesse tema, mas não sabe muito bem quais os livros que podem te dar uma boa noção sobre o assunto, segue aqui uma lista de ótimos livros na área do wejornalismo. Cada um com um estilo diferente, mas que podem te ajudar bastante principalmente se você já estiver fazendo o TCC.
1 – Jornalismo de Internet: Planejamento e produção da informação on-line
Autor: J.B. Pinho
Editora: Summus

O livro foi lançado em 2003 e fala sobre como o jornalista deve se preparar para o jornalismo digital. O autor fala sobre as características do webjornalismo e coloca de uma maneira bem didática as diferenças entre o jornalismo tradicional feito pelos veículos de massa como televisão e jornais impressos e o jornalismo digital.  

Palavras-chave: Jornalismo digital; características; novas mídias; ciberespaço.
2 – Blog: Entenda a revolução que vai mudar seu mundo
Autor: Hugh Hewitt
Editora: Thomas Nelson Brasil


Você sabe o que é um blog? E blogosfera, já ouviu falar?
Hugh Hewitt fala de uma maneira bem leve sobre a revolução que os blogs causaram na mídia deste século. O autor explica quando os blogs deixaram de ser simples diários eletrônicos e começaram a se tornar fontes de informação e pesquisa confiáveis.  
Palavras-chave: Blog; blogosfera; web jornalismo.
3 – Jornalismo Digital
Autora: Pollyana Ferrari
Editora: Contexto

Pollyana Ferrai explica o surgimento da internet no mundo com foco para a criação dos primeiros sites noticiosos no Brasil e ainda fala sobre como o jornalismo foi se adaptando ao meio digital e criou suas próprias características. A autora ainda afirma que nem todas são tão exploradas como deveriam, por isso a importância da dedicação dos profissionais dessa área.
Palavras-chave: webjornalismo; evolução digital; características.
4 – Modelos de Jornalismo Digital
Organizadores: Elias Machado e Marcos Palacios
Editora: GJOL

Elias Machado e Marcos Palacios fizeram um manual básico para alunos que nunca tiveram contato com o jornalismo digital. Na publicação os autores explicam as características do webjornalismo , propõe exercícios e leituras de textos que envolvem a temática e ainda ensinam os primeiros passos para quem deseja criar e manter um blog.
Palavras-chave: Manual; internet; jornalismo digital
5 - Hipertexto e Hipermídia: As novas ferramentas da comunicação digital
Organizadora: Pollyana Ferrari
Editora: Contexto
A jornalista e Doutora em Comunicação Pollyana Ferrari se dedica aos estudos sobre o webjornalismo. Neste livro ela organizou textos sobre o tema escrito por vários autores da área. A publicação traz informações que falam desde o jornalismo digital até games. O livro vale a pena para quem deseja ter informações gerais sobre a importância dos blogs e a relação do veículo com os outros meios de comunicação.

Postado por: Caroliny Pinho

2 comentários:

  1. Excelentes dicas para leitura. Gostaria de saber se vocês irão dar dicas sobre jornalismo Policial? Abs.

    ResponderExcluir
  2. O livro do J. B. Pinho tem realmente uma linguagem bem acessível!

    Além de Jornalismo na Internet.. tenho interesse em ler o Relações Públicas na Internet, do mesmo autor!

    Enfim, leituras muito úteis :)

    ResponderExcluir